NOVIDADES NO GIM - VERSÃO 5.062 DE 02/09/2019


Observação: a data indicada refere-se ao dia em que a alteração foi desenvolvida e não quando foi lançada. A data da última versão lançada encontra-se acima. As alterações podem demorar um tempo para serem lançadas após o desenvolvimento por vários motivos, entre eles, para haja um tempo razoável desde a atualização anterior ou para que seja avaliada a inclusão de outras alterações que estejam pendentes ou que possam vir a ocorrer. Por questões de desempenho podemos limpar periodicamente a lista de atualizações, mantendo apenas o que foi desenvolvido nos últimos 2 anos.

REMOÇÃO - 02/09/2019 - versão 5.062
Remoção do GBBOLETO na emissão de boletos, por estar em desuso

ALTERAÇÃO - 02/09/2019 - versão 5.062
Incluída emissão de boleto para o banco Credisis

ALTERAÇÃO - 14/08/2019 - versão 5.060
Na tela de reajuste de contratos foi incluído um novo campo que permite instruir ao sistema para aplicar o reajuste em parcelas já lançadas nos contratos, para casos onde o usuário lança um número de parcelas que supera a data de reajuste do contrato. Nesta alteração também removemos uma função interna na tela de reajuste que fazia o lançamento automático de novas parcelas até o término do contrato, por entender que ela não era interessante. Em vez desta função automática também incluímos mais um campo na tela de reajuste, que quando marcado instrui o sistema a lançar novas parcelas/aluguéis com vencimento até o próximo reajuste, desde que não ultrapasse o término do contrato. Esta opção unto com a primeira configuração se completam ao criar uma lista de aluguéis que cobre o período até o próximo reajuste. As novas parcelas entram com o valor reajustado.

ALTERAÇÃO - 17/07/2019 - versão 5.059
Foram feitos alguns ajustes no sistema para permitir a inclusão das cobranças adicionais no arquivo do DIMOB gerado pelo sistema, de forma opcional. Para isso, no cadastro da cobrança no contrato foi incluído um campo que permite indicar se ela entra ou não no DIMOB (o padrão é não). Além disso, nas parcelas do contrato foram incluídos dois novos valores, somente para consulta, que representam os valores declarados ao DIMOB, tanto para o recebido do cliente como para a taxa da imobiliária. Devido a esta inclusão reposicionamos alguns campos na tela das parcelas. Desta forma, os valores que entram na declaração do dimob agora são o VALOR DIMOB, o TX. IMOB. DIMOB e o IMPOSTO DIMOB. Naturalmente, estes valores só entram na declaração do DIMOB se o campo INCLUIR NO DIMOB continua marcado na parcela.

ALTERAÇÃO - 17/05/2019 - versão 5.058
Incluída opção no controle de usuários para permitir que o usuário possa alterar ou não os valores na tela de parcelas do contrato.

INCLUSÃO - 17/05/2019 - versão 5.058
Incluída opção nas configurações que permite incluir o nome dos inquilinos na impressão do recibo de repasse, junto com as informações dos imóveis

ALTERAÇÃO - 17/05/2019 - versão 5.058
Ajuste para que as permissões de usuário para adicionar, alterar ou excluir dados do sistema também funcionem no cadastro da parcela do contrato.

CORREÇÃO - 08/05/2019 - versão 5.057
Ajuste no processamento de arquivos de retorno para melhorar a localização do título.

CORREÇÃO - 25/04/2019 - versão 5.057
Os relatórios com e sem linhas estavam saindo iguais, sempre com linhas

CORREÇÃO - 17/04/2019 - versão 5.056
No registro do sistema o campo número estava vinculado erroneamente ao complemento, impossibilitando a digitação do número do endereço. Também forma feitos ajustes na impressão de recibos para considerar o número, complemento e cep, tanto do cliente como do registro do sistema.

CORREÇÃO - 17/04/2019 - versão 5.056
Correção na impressão de recibos em cupom no formato DOS, os valores não estavam aparecendo. Nos recibos de repasse também não era impresso nenhum local para o proprietário assinar.

ALTERAÇÃO - 17/04/2019 - versão 5.056
Foram incluídos no sistema 3 novos modelos de recibos, denominados "Recibo Direto". No "Recibo desta Parcela" o cliente paga e a imobiliária assina. No "Recibo de repasse" a imobiliária paga (descontada a taxa de intermediação) e o proprietário assina. Já no novo "Recibo Direto", o cliente paga e o proprietário assina, ou seja, ele sai sem referência à imobiliária, e o valor que consta nele é o mesmo do "Recibo desta Parcela".

ALTERAÇÃO - 19/10/2018 - versão 5.055
Desativado o suporte a XMLSEC na emissão de documentos fiscais eletrônicos. Para quem usa esta biblioteca o sistema vai automaticamente ajustar para LIBXML2.

ALTERAÇÃO - 19/10/2018 - versão 5.055
Ajuste na emissão de NFS-e para o provedor Infisc, para que o campo CodServ seja preenchido com o valor informado em Item Lista Serviço, que não existe neste provedor.

ALTERAÇÃO - 20/09/2018 - versão 5.055
Ajuste para que ao salvar os cadastros os campos textuais digitáveis (exceto os textos grandes, como observações) passem por uma limpeza (trim) para remoção dos espaços e caracteres especiais (como quebras de linha, por exemplo) presentes no início e final do texto, e também para remoção de quebra de linha (#13) no meio do texto. O objetivo desta alteração é evitar que ao copiar o texto de um campo de um programa externo e colar ele em nosso programa não fique gravado nenhum caractere especial que possa comprometer funções do sistema. Identificamos que ao copiar um texto do Whatsapp, por exemplo, caso o usuário copie com quebra de linha esta quebra ficava gravada no campo. Ao gerar algum arquivo de dados, como o de remessa bancário, por exemplo, se o campo copiado for algum usado no arquivo o sistema pode enviar caracteres indevidos a este arquivo, gerando problemas na leitura dele. Por exemplo, ao copiar a razão social ou endereço do cliente do Whatsapp com uma quebra de linha (selecionou e copiou 2 linhas nas mensagens), ao salvar o cadastro e posteriormente emitir um boleto para este cliente, esta quebra era incluída no arquivo e o banco não conseguia ler. Com esta alteração isso não deve mais ocorrer.

ALTERAÇÃO - 13/08/2018 - versão 5.054
Alteração para que o campo observações do boleto nas parcelas do contrato seja somente leitura, uma vez que alterações nele já eram descartadas ao salvar a parcela.

ALTERAÇÃO - 13/08/2018 - versão 5.054
Ajuste interno para que ao emitir boletos ou processar arquivos de remessa ou retorno seja gravada uma entrada no log de operações do sistema indicando a realização destas operações.

ALTERAÇÃO - 13/08/2018 - versão 5.054
Alteração para que o sistema memorize internamente o valor do desconto que será dado no boleto. Anteriormente o sistema usava o desconto atual indicado no contrato, porém isso poderia ocasionar um problema caso este desconto fosse alterado após a parcela ter sido gerada, porque as observações da parcela ficariam com a informação defasada.

ALTERAÇÃO - 25/06/2018 - versão 5.053
Alteração no cadastro das tabelas para emissão de nota de serviço, para que o campo país não seja preenchido automaticamente, pois algumas cidades necessitam que fique em branco.

CORREÇÃO - 25/06/2018 - versão 5.053
Ajuste na impressão do DANFE da NFS-e para que quando não houver informações sobre o prestador no xml o sistema preencha com dados do registro para que os campos não fiquem em branco.

ALTERAÇÃO - 23/06/2018 - versão 5.053
Foram feitas alterações para capturar as mensagens relativas a falha no envio da NFS-e. Antes o sistema poderia dar a falta impressão de que ela foi enviada, mesmo quando houve erro e não foi.

INCLUSÃO - 08/06/2018 - versão 5.052
Incluída emissão de nota fiscal de serviço. Para instruções sobre como configurar consulte o link http://www.soriodev.com/tutor/manual_nfse_gim.pdf

REMOÇÃO - 30/05/2018 - versão 5.052
O botão para solicitar registro que existia na tela de ativação foi removido para evitar abusos.

ALTERAÇÃO - 06/04/2018 - versão 5.051
Ajuste na impressão de extrato do proprietário para que caso o endereço do imóvel não seja preenchido o sistema use o texto "ENDERECO NAO INFORMADO" no lugar. Anteriormente, nesta situação o extrato do proprietário por contrato ficava com a linha que identifica o número do contrato e o imóvel em branco.

ALTERAÇÃO - 22/03/2018 - versão 5.050
Ajuste na emissão de boleto para permitir personalizar a extensão do arquivo e a inclusão de mês no padrão Sicredi

INCLUSÃO - 16/03/2018 - versão 5.050
Foi incluído nas configurações do sistema um botão que permite apagar o banco de dados. Este recurso apaga todos os dados do sistema, recriando a base de dados com os dados que ela tinha no momento em que ele foi instalado pela primeira vez. Ao acionar a função o sistema exibirá um código aleatório na tela e enviará este código ao nosso site, sendo necessário ter conexão com a internet para completar o processo. Nesta mensagem você será instruído a entrar em contato conosco, e nós lhe enviaremos uma senha com validade curta que permitirá completar o processo, sendo este um mecanismo de segurança para evitar abusos. O botão com a função de limpeza aparecerá em vermelho, e só estará visível caso possua uma licença ILIMITADA, para as demais licenças não é permitida a limpeza de dados. Vale salientar que com a limpeza você perde todos os dados de forma irrecuperável, então faça um backup antes e execute o procedimento somente se tiver certeza que deseja isso. Como forma de evitar acidentes não há tecla de atalho para o botão, sendo necessário clicar sobre ele. Além disso, ao executar a função você verá 3 mensagens de confirmação por segurança, somente se confirmar nas 3 a limpeza ocorrerá. Por tudo você verá 5 telas, sendo a primeira com um código, pedindo para entrar em contato, a segunda para que informe a senha que lhe enviaremos, e as outras 3 com mensagens de confirmação.

ALTERAÇÃO - 07/03/2018 - versão 5.050
Ajuste interno na função de cálculo de juros para que o período seja contabilizado mais precisamente. O método de cálculo continua sendo o pro-rata die (em proporção ao dia), mas o cálculo do período agora é feito considerando a proporção do primeiro e do último mês. Por exemplo: o período entre 14/01/2018 a 18/06/2018 será considerado assim: 18 dias/31 dias (jan) + 4 meses (fev a mai) + 17 dias/30 dias (jun) = 5,1473. Anteriormente o sistema ia somando meses na primeira data e calculava a fração baseado na sobra final de dias. Este novo método deixará o cálculo de juros mais próximo ao usado pelo mercado, embora possa ocasionar pequenas diferenças com relação ao que era usado antes.

CORREÇÃO - 25/01/2018 - versão 5.049
Ajuste na emissão de arquivo CNAB 400 do SICREDI, no registro detalhe tipo 5, que não estava passando na validação do banco devido ao preenchimento de zeros no campo "seu número".

CORREÇÃO - 23/01/2018 - versão 5.049
Ajuste para remover acentuação e caracteres especiais das instruções de pagamento nos arquivos de remessa cnab 400 do sicredi.

CORREÇÃO - 19/01/2018 - versão 5.049
Correção do cálculo do nosso número no arquivo de remessa dos boletos do sicredi. Também foi feito um refactoring em vários campos em todos os bancos para evitar a presença de traços em campos numéricos no arquivo de remessa.

CORREÇÃO - 18/01/2018 - versão 5.049
Correção no arquivo de remessa CNAB 400 do banco SICREDI, o sistema estava incluindo erroneamente o traço do CNPJ do beneficiário no header do arquivo.

ALTERAÇÃO - 29/12/2017 - versão 5.049
Foi feito um ajuste para permitir que ao emitir boleto de um lançamento financeiro para o qual informou manualmente o número do documento não ocorra mais erro de emissão. O ideal é que o campo seja deixado em branco para que o sistema processe o boleto

CORREÇÃO - 13/11/2017 - versão 5.048
Corrigido erro que ocorria ao abrir o programa caso fosse deixada uma mensagem para o usuário.

CORREÇÃO - 07/11/2017 - versão 5.047
Corrigido problema no período do aluguel calculado pelo sistema quando o contrato estava com as opções ALUGUEL ANTECIPADO e ALUGUEL DE 1 A 30 marcadas. Nestes casos o sistema sempre pegava o segundo dia do mês em vez do primeiro como início do aluguel. Agora o sistema usará no período do boleto o mesmo período do recibo, as datas de início e fim que foram incluídas na parcela para referência do aluguel algumas atualizações atrás.

CORREÇÃO - 07/11/2017 - versão 5.047
Ajuste para que a data de início e fim de referência do aluguel na parcela também seja capturada quando o contrato estiver sem a data de término preenchida. Se houver data de término continua valendo a regra destas datas não poderem ultrapassá-la.

ALTERAÇÃO - 06/10/2017 - versão 5.046
Alteração interna nos mecanismos de lançamentos financeiros.

CORREÇÃO - 03/10/2017 - versão 5.046
Corrigido erro de access violation que poderia ocorrer quando o sistema exibe o alerta de limites de cadastros da licença. O erro não impedia o funcionamento do sistema, mas poderia atrapalhar na exibição dos alertas.

CORREÇÃO - 26/09/2017 - versão 5.044
Corrigido erro de access violation ao processar arquivos de remessa e retorno dos boletos.

CORREÇÃO - 23/09/2017 - versão 5.043
Corrigido cálculo da data de desconto nos boletos. Em vez de somar o número de dias indicado nas configurações ao vencimento o correto é subtrair.

ALTERAÇÃO - 25/08/2017 - versão 5.042
Alteração interna na base de dados para substituição de views por stored procedures em algumas consultas.

ALTERAÇÃO - 14/08/2017 - versão 5.042
Ajuste interno no mecanismo de atualização do sistema, que agora acompanha um script sql em vez de uma cópia da base de dados física. Desta forma o software torna-se mais independente da versão do Firebird, sendo possível usar versões diferentes. Entretanto, a versão mínima ainda permanece sendo a 2.5. Futuramente pretendemos incluir no SORIOTOOLS a possibilidade de trocar a versão do Firebird entre as opções suportadas.

CORREÇÃO - 30/06/2017 - versão 5.041
A aba foto no cadastro do imóvel não estava exibindo as fotos e nem dava opção de incluir

ALTERAÇÃO - 19/06/2017 - versão 5.040
O campo Nš IMÓVEL no cadastro do contrato tornou-se obrigatório, para evitar erros decorrentes do não preenchimento que poderiam ocorrer em algumas funções, como a função que gera modelo do contrato

ALTERAÇÃO - 19/06/2017 - versão 5.040
Incluída configuração que permite desativar o cadastro de cpf/cnpj duplicado no controle de clientes

CORREÇÃO - 02/06/2017 - versão 5.040
Correção nas pesquisas por data. Ao selecionar a opção SEMANA PASSADA o sistema não selecionava exatamente o início e fim correto da semana, que sempre começava na segunda e terminada no domingo. Devido esta característica nas segundas ele selecionada 2 semanas atrás.

INCLUSÃO - 31/05/2017 - versão 5.039
Incluída função para gerar arquivo de texto para importação pelo programa LEÃO da receita. O arquivo gerado necessita do CPF preenchido no registro do sistema, seja no campo CNPJ/CPF ou no CPF RESPONSÁVEL. O arquivo contém as comissões da imobiliária e os CPFs dos proprietários dos imóveis referente a locações.

ALTERAÇÃO - 10/04/2017 - versão 5.039
Ajuste no módulo de sincronização com site para forçar desconexão ftp após o fim do processo de envio das fotos, evitando possíveis erros nas tentativas seguintes

ALTERAÇÃO - 16/03/2017 - versão 5.038
Foi realizado um ajuste na pesquisa rápida das telas de controle/cadastro para permitir a pesquisa em campos do tipo inteiro, data e hora. Anteriormente apenas campos textuais entravam na pesquisa.

ALTERAÇÃO - 08/03/2017 - versão 5.037
Foi incluída uma configuração no sistema que limita o vencimento da parcela e o período de referência para que fiquem dentro do período de vigência do contrato (datas de início e término)

ALTERAÇÃO - 03/03/2017 - versão 5.037
Foram criados campos para a data de início e fim de referência do aluguel no cadastro da parcela. Desta forma as datas não aparecem apenas no recibo, mas ficam disponíveis para consulta também na tela de cadastro

CORREÇÃO - 03/03/2017 - versão 5.037
No mês de março o período do aluguel estava fechando no dia 28/03 quando o aluguel é antecipado e com mês completo (de 1 a 30).

CORREÇÃO - 03/03/2017 - versão 5.037
Ao estar numa tela de cadastro ou consulta, ao usar o scrool do mouse com o cursor posicionado sobre a lista que está atrás da tela de cadastro/consulta o sistema fazia a rolagem de dados, indo para outro registro, o que poderia gerar problemas caso estivesse realizando um cadastro

CORREÇÃO - 23/02/2017 - versão 5.036
Corrigido problema na impressão de vários boletos pelo fluxo de caixa, as instruções do boleto não eram capturadas das observações

CORREÇÃO - 23/02/2017 - versão 5.036
Corrigido problema ao gerar o arquivo do DIMOB quando o imóvel tinha mais de 2 proprietários os registros de locação só estavam considerando um deles. A partir de agora o sistema gerará um registro proporcional para cada proprietário.

ALTERAÇÃO - 23/02/2017 - versão 5.036
Alteração na geração de arquivo DIMOB para permitir indicar se a data de referência para o aluguel e para a comissão é a data de pagamento ou a data de repasse. Anteriormente o sistema sempre usava a data de pagamento.

ALTERAÇÃO - 20/02/2017 - versão 5.036
Ajuste interno no arquivo de licenciamento para limpar arquivos temporários que ele tenha criado e para tentar enviar erro no licenciamento ocasionado por uma eventual falha de acesso ao arquivo de log criado durante o processo.