NOVIDADES NO GEM - VERSÃO 2.049 DE 07/08/2020
Observação: a data indicada refere-se ao dia em que a alteração foi desenvolvida e não quando foi lançada. A data da última versão lançada encontra-se acima. As alterações podem demorar um tempo para serem lançadas após o desenvolvimento por vários motivos, entre eles, para haja um tempo razoável desde a atualização anterior ou para que seja avaliada a inclusão de outras alterações que estejam pendentes ou que possam vir a ocorrer. Por questões de desempenho podemos limpar periodicamente a lista de atualizações, mantendo apenas o que foi desenvolvido nos últimos 2 anos.
Ajuste para correção de problema no arquivo de remessa do Sicoob
Ajuste no arquivo de remessa dos boletos do Santander, para que a taxa de juros ao mês tenha 5 casas decimais, em vez de duas
Ajuste nos relatórios para distanciar um pouco as colunas de forma a evitar que quando hajam muitos dados elas fiquem muito coladas umas nas outras.
Ajuste no layout do arquivo de remessa cnab 240 do banco Sicoob para mudança na versão do layout do arquivo
Foi realizada uma grande alteração interna na autenticação de usuário. Anteriormente o sistema criava um arquivo temporário no disco para a leitura das permissões de acesso do usuário, agora ele faz isso em memória. As permissões incluem não só o acesso ao módulo mas o bloqueio de campos. Devido a isso, dependendo do tamanho do módulo poderiam ser feitas milhares de leituras no disco em um curto espaço de tempo. Além de causar um pouco de lentidão, antivírus podem acabar bloqueando o arquivo, o que ocasionava falhas de leitura eventuais. Com esta alteração esperamos otimizar o desempenho do sistema em algumas situações e ao mesmo tempo reduzir problemas devido a leitura/gravação de arquivos ocasionados pelos antivírus.
Foi realizada uma alteração nas funções COPIAR e COLAR que aparecem dentro dos cadastros quando pressiona F7 para remover campos que não aparecem no cadastro ou estão como somente leitura. Esta alteração visa evitar erros ocasionados pela cópia de dados que não deveriam ser copiados, como a chave primária, o que ocasionava erro de violação de chave.
As permissões de usuário que impediam o acesso a um determinado campo não estavam sendo aplicadas ao botão alterar campo do módulo, o que acabava permitindo o usuário alterar o campo. O botão alterar campo também não estava sendo bloqueado como deveria quando o usuário não tinha permissão de acesso a alteração do cadastro.
Remoção do GBBOLETO na emissão de boletos, por estar em desuso
Incluída emissão de boleto para o banco Credisis
Ajuste no processamento de arquivos de retorno para melhorar a localização do título.
Os relatórios com e sem linhas estavam saindo iguais, sempre com linhas
Ajuste para que ao salvar os cadastros os campos textuais digitáveis (exceto os textos grandes, como observações) passem por uma limpeza (trim) para remoção dos espaços e caracteres especiais (como quebras de linha, por exemplo) presentes no início e final do texto, e também para remoção de quebra de linha (#13) no meio do texto. O objetivo desta alteração é evitar que ao copiar o texto de um campo de um programa externo e colar ele em nosso programa não fique gravado nenhum caractere especial que possa comprometer funções do sistema. Identificamos que ao copiar um texto do Whatsapp, por exemplo, caso o usuário copie com quebra de linha esta quebra ficava gravada no campo. Ao gerar algum arquivo de dados, como o de remessa bancário, por exemplo, se o campo copiado for algum usado no arquivo o sistema pode enviar caracteres indevidos a este arquivo, gerando problemas na leitura dele. Por exemplo, ao copiar a razão social ou endereço do cliente do Whatsapp com uma quebra de linha (selecionou e copiou 2 linhas nas mensagens), ao salvar o cadastro e posteriormente emitir um boleto para este cliente, esta quebra era incluída no arquivo e o banco não conseguia ler. Com esta alteração isso não deve mais ocorrer.
Nas configurações do boleto foi incluída a possibilidade de o sistema imprimir o valor da multa e dos juros nas instruções em reais. Para isso é necessário que o campo APLICAR JUROS EM PERCENTUAL esteja desmarcado nas configurações, e é necessário incluir nas INSTRUÇÕES DE PAGAMENTO os marcadores específicos para exibição destes valores, sendo o [MULTAVALOR] para o valor da multa, e [JUROSVALOR] para o valor dos juros. Note que quando os juros são aplicados em reais deve ser considerado o valor ao dia, então o percentual de juros que informará nas configurações será diário. No padrão CNAB240 nosso sistema trabalha sempre com percentual de juros ao mês, porém no CNAB400 alguns bancos requerem que o valor dos juros seja em reais ao dia.
O botão para solicitar registro que existia na tela de ativação foi removido para evitar abusos.
Foi incluído nas configurações do sistema um botão que permite apagar o banco de dados. Este recurso apaga todos os dados do sistema, recriando a base de dados com os dados que ela tinha no momento em que ele foi instalado pela primeira vez. Ao acionar a função o sistema exibirá um código aleatório na tela e enviará este código ao nosso site, sendo necessário ter conexão com a internet para completar o processo. Nesta mensagem você será instruído a entrar em contato conosco, e nós lhe enviaremos uma senha com validade curta que permitirá completar o processo, sendo este um mecanismo de segurança para evitar abusos. O botão com a função de limpeza aparecerá em vermelho, e só estará visível caso possua uma licença ILIMITADA, para as demais licenças não é permitida a limpeza de dados. Vale salientar que com a limpeza você perde todos os dados de forma irrecuperável, então faça um backup antes e execute o procedimento somente se tiver certeza que deseja isso. Como forma de evitar acidentes não há tecla de atalho para o botão, sendo necessário clicar sobre ele. Além disso, ao executar a função você verá 3 mensagens de confirmação por segurança, somente se confirmar nas 3 a limpeza ocorrerá. Por tudo você verá 5 telas, sendo a primeira com um código, pedindo para entrar em contato, a segunda para que informe a senha que lhe enviaremos, e as outras 3 com mensagens de confirmação.
Ajuste interno na função de cálculo de juros para que o período seja contabilizado mais precisamente. O método de cálculo continua sendo o pro-rata die (em proporção ao dia), mas o cálculo do período agora é feito considerando a proporção do primeiro e do último mês. Por exemplo: o período entre 14/01/2018 a 18/06/2018 será considerado assim: 18 dias/31 dias (jan) + 4 meses (fev a mai) + 17 dias/30 dias (jun) = 5,1473. Anteriormente o sistema ia somando meses na primeira data e calculava a fração baseado na sobra final de dias. Este novo método deixará o cálculo de juros mais próximo ao usado pelo mercado, embora possa ocasionar pequenas diferenças com relação ao que era usado antes.
Ajuste na emissão de arquivo CNAB 400 do SICREDI, no registro detalhe tipo 5, que não estava passando na validação do banco devido ao preenchimento de zeros no campo "seu número".
Ajuste para remover acentuação e caracteres especiais das instruções de pagamento nos arquivos de remessa cnab 400 do sicredi.
Aumento do campo histórico no fluxo de caixa para permitir que ele exiba o código da mensalidade que gerou o lançamento, código impresso no recibo.
Correção do cálculo do nosso número no arquivo de remessa dos boletos do sicredi. Também foi feito um refactoring em vários campos em todos os bancos para evitar a presença de traços em campos numéricos no arquivo de remessa.
Foi feito um ajuste para permitir que ao emitir boleto de um lançamento financeiro para o qual informou manualmente o número do documento não ocorra mais erro de emissão. O ideal é que o campo seja deixado em branco para que o sistema processe o boleto
Incluídos campos para seleção da conta, forma de pagamento, e para informar observações no pagamento ao receber uma mensalidade. Os valores indicados nestes campos serão usados no lançamento do fluxo de caixa/financeiro.
Alteração interna nos mecanismos de lançamentos financeiros.
Corrigido erro de access violation que poderia ocorrer quando o sistema exibe o alerta de limites de cadastros da licença. O erro não impedia o funcionamento do sistema, mas poderia atrapalhar na exibição dos alertas.
Corrigido cálculo da data de desconto nos boletos. Em vez de somar o número de dias indicado nas configurações ao vencimento o correto é subtrair.
Alteração interna na base de dados para substituição de views por stored procedures em algumas consultas.
Incluído campo para permitir escolher a data na tela de pagamento de mensalidade.
Ajuste interno no mecanismo de atualização do sistema, que agora acompanha um script sql em vez de uma cópia da base de dados física. Desta forma o software torna-se mais independente da versão do Firebird, sendo possível usar versões diferentes. Entretanto, a versão mínima ainda permanece sendo a 2.5. Futuramente pretendemos incluir no SORIOTOOLS a possibilidade de trocar a versão do Firebird entre as opções suportadas.
Correção nas pesquisas por data. Ao selecionar a opção SEMANA PASSADA o sistema não selecionava exatamente o início e fim correto da semana, que sempre começava na segunda e terminada no domingo. Devido esta característica nas segundas ele selecionada 2 semanas atrás.
Foi realizado um ajuste na pesquisa rápida das telas de controle/cadastro para permitir a pesquisa em campos do tipo inteiro, data e hora. Anteriormente apenas campos textuais entravam na pesquisa.
Ao estar numa tela de cadastro ou consulta, ao usar o scrool do mouse com o cursor posicionado sobre a lista que está atrás da tela de cadastro/consulta o sistema fazia a rolagem de dados, indo para outro registro, o que poderia gerar problemas caso estivesse realizando um cadastro
Ajuste interno no arquivo de licenciamento para limpar arquivos temporários que ele tenha criado e para tentar enviar erro no licenciamento ocasionado por uma eventual falha de acesso ao arquivo de log criado durante o processo.
Ao remover um contrato de um cliente que possuía múltiplos contratos no sistema, todos os contratos daquele cliente estavam sendo erroneamente removidos.
Aumento no espaço reservado no log para a descrição da operação, de 250 para 5000
Quando o cliente for marcado como inativo agora o sistema questionará se deseja ou não desativar os contratos. Ao desativá-los o sistema preencherá a data de término com 1 dia anterior ao vencimento e indicará o status como INATIVO.