NOVIDADES NO GEPONTO - VERSÃO 5.035 DE 09/06/2020
Observação: a data indicada refere-se ao dia em que a alteração foi desenvolvida e não quando foi lançada. A data da última versão lançada encontra-se acima. As alterações podem demorar um tempo para serem lançadas após o desenvolvimento por vários motivos, entre eles, para haja um tempo razoável desde a atualização anterior ou para que seja avaliada a inclusão de outras alterações que estejam pendentes ou que possam vir a ocorrer. Por questões de desempenho podemos limpar periodicamente a lista de atualizações, mantendo apenas o que foi desenvolvido nos últimos 2 anos.
Ajuste nos relatórios para distanciar um pouco as colunas de forma a evitar que quando hajam muitos dados elas fiquem muito coladas umas nas outras.
Foi realizada uma grande alteração interna na autenticação de usuário. Anteriormente o sistema criava um arquivo temporário no disco para a leitura das permissões de acesso do usuário, agora ele faz isso em memória. As permissões incluem não só o acesso ao módulo mas o bloqueio de campos. Devido a isso, dependendo do tamanho do módulo poderiam ser feitas milhares de leituras no disco em um curto espaço de tempo. Além de causar um pouco de lentidão, antivírus podem acabar bloqueando o arquivo, o que ocasionava falhas de leitura eventuais. Com esta alteração esperamos otimizar o desempenho do sistema em algumas situações e ao mesmo tempo reduzir problemas devido a leitura/gravação de arquivos ocasionados pelos antivírus.
Foi realizada uma alteração nas funções COPIAR e COLAR que aparecem dentro dos cadastros quando pressiona F7 para remover campos que não aparecem no cadastro ou estão como somente leitura. Esta alteração visa evitar erros ocasionados pela cópia de dados que não deveriam ser copiados, como a chave primária, o que ocasionava erro de violação de chave.
As permissões de usuário que impediam o acesso a um determinado campo não estavam sendo aplicadas ao botão alterar campo do módulo, o que acabava permitindo o usuário alterar o campo. O botão alterar campo também não estava sendo bloqueado como deveria quando o usuário não tinha permissão de acesso a alteração do cadastro.
Corrigido impressão do recibo no controle de ponto, que não estava exibindo corretamente o total do banco de horas.
Correção na autenticação de licença, que estava travando o módulo de ponto em vez do cadastro do funcionário.
Os relatórios com e sem linhas estavam saindo iguais, sempre com linhas
O botão para solicitar registro que existia na tela de ativação foi removido para evitar abusos.
Foi incluído nas configurações do sistema um botão que permite apagar o banco de dados. Este recurso apaga todos os dados do sistema, recriando a base de dados com os dados que ela tinha no momento em que ele foi instalado pela primeira vez. Ao acionar a função o sistema exibirá um código aleatório na tela e enviará este código ao nosso site, sendo necessário ter conexão com a internet para completar o processo. Nesta mensagem você será instruído a entrar em contato conosco, e nós lhe enviaremos uma senha com validade curta que permitirá completar o processo, sendo este um mecanismo de segurança para evitar abusos. O botão com a função de limpeza aparecerá em vermelho, e só estará visível caso possua uma licença ILIMITADA, para as demais licenças não é permitida a limpeza de dados. Vale salientar que com a limpeza você perde todos os dados de forma irrecuperável, então faça um backup antes e execute o procedimento somente se tiver certeza que deseja isso. Como forma de evitar acidentes não há tecla de atalho para o botão, sendo necessário clicar sobre ele. Além disso, ao executar a função você verá 3 mensagens de confirmação por segurança, somente se confirmar nas 3 a limpeza ocorrerá. Por tudo você verá 5 telas, sendo a primeira com um código, pedindo para entrar em contato, a segunda para que informe a senha que lhe enviaremos, e as outras 3 com mensagens de confirmação.
Corrigido problema na função para gerar pontos automaticamente.
Foi resolvido um problema na consulta de pontos abertos a mais de "X" horas que ocasionava lentidão na abertura do sistema.
Corrigido processo de atualização do GEPONTO, que não estava funcionando adequadamente. Caso esteja com erro ao abrir o geponto
consulte este link.
Corrigido erro ao abrir o GEPONTO devido a falha em rotina de cálculo de feriados no ano de 2018.
Corrigido erro de access violation que poderia ocorrer quando o sistema exibe o alerta de limites de cadastros da licença. O erro não impedia o funcionamento do sistema, mas poderia atrapalhar na exibição dos alertas.
Alteração interna na base de dados para substituição de views por stored procedures em algumas consultas.
Ajuste interno no mecanismo de atualização do sistema, que agora acompanha um script sql em vez de uma cópia da base de dados física. Desta forma o software torna-se mais independente da versão do Firebird, sendo possível usar versões diferentes. Entretanto, a versão mínima ainda permanece sendo a 2.5. Futuramente pretendemos incluir no SORIOTOOLS a possibilidade de trocar a versão do Firebird entre as opções suportadas.
Correção nas pesquisas por data. Ao selecionar a opção SEMANA PASSADA o sistema não selecionava exatamente o início e fim correto da semana, que sempre começava na segunda e terminada no domingo. Devido esta característica nas segundas ele selecionada 2 semanas atrás.
Foi realizado um ajuste na pesquisa rápida das telas de controle/cadastro para permitir a pesquisa em campos do tipo inteiro, data e hora. Anteriormente apenas campos textuais entravam na pesquisa.
Ao estar numa tela de cadastro ou consulta, ao usar o scrool do mouse com o cursor posicionado sobre a lista que está atrás da tela de cadastro/consulta o sistema fazia a rolagem de dados, indo para outro registro, o que poderia gerar problemas caso estivesse realizando um cadastro
Ajuste interno no arquivo de licenciamento para limpar arquivos temporários que ele tenha criado e para tentar enviar erro no licenciamento ocasionado por uma eventual falha de acesso ao arquivo de log criado durante o processo.