Rejeição 733: CFOP de operação interna e idDest diferente de 1


Este erro ocorre quando há a indicação de que o cliente é de outro estado, mas a CFOP usada em um ou mais produtos da nota refere-se a operação dentro do estado (interna).

Nesta situação você precisa estabelecer se o cliente é ou não do mesmo estado. Sendo assim é interessante acessar o cadastro dele e verificar se o endereço e principalmente a UF estão preenchidos corretamente.

Se o cadastro do cliente está correto então deve realmente verificar a tabela de imposto utilizada pelos produtos e corrigir o campo CFOP indicado nela, conforme imagem abaixo.

imagem do sistema

Se não souber qual CFOP usar consulte seu contador. Caso tenha dúvidas sobre as tabelas de impostos, consulte este artigo relacionado As Tabelas de Impostos nos sistemas 4U.

Observação: se a nota tem mais de um produto não esqueça de verificar a tabela de imposto (aliquota) selecionada em cada um.

Um detalhe importante é que na nota existe um campo que serve para indicar se o cliente está ou não no mesmo estado. Trata-se do identificador de destino (campo IDENTIFIC. DESTINO):

imagem do sistema

Por padrão ele estará com a opção DETECÇÃO AUTOMÁTICA selecionada. Se estiver assim, aplicam-se os passos que indiquei acima, pois o sistema vai detectar automaticamente se o cliente está ou não no mesmo estado baseado na UF. Entretanto, existe também a opção de forçar a informação como operação interna (dentro do estado), interestadual ou com o exterior. Se forçar a informação o sistema não mais detectará a UF no cadastro do cliente, ele simplesmente usará a opção que selecionou. Supondo que esteja correta precisará apenas verificar a CFOP indicada na tabela de imposto.