Rejeição 216: Chave de Acesso difere da cadastrada


Este erro pode ocorrer quando você envia um evento, como por exemplo um cancelamento de nota ou uma carta de correção. Ele ocorrerá se a chave de consulta informada pelo nosso sistema no evento não for a mesma da nota que foi transmitida, ou se nenhuma nota foi recebida pela Sefaz com esta chave.

Na prática ela significa que a chave de consulta indicada no sistema não é de uma nota que tenha sido recebida pelo sefaz ou não é desta nota. Ou seja, a chave está errada.

O primeiro passo para resolver o problema é verificar se a chave da nota está correta. Para isso acesse o cadastro da nota, copie a chave do campo destacado na imagem abaixo e faça a consulta desta nota na Sefaz.

imagem do sistema

Se por acaso não encontrar, volte no cadastro da nota e role a tela até o final. Lá embaixo verá um campo CHAVES GERADAS.

imagem do sistema

Toda a vez que tenta transmitir o sistema grava uma cópia da chave, então ali terá todas as chaves geradas. Consulte uma a uma no sefaz até encontrar a correta. Se por acaso não encontrar é bastante possível que a nota em questão nem tenha sido transmitida a Sefaz, então pode tentar reenviá-la ou inutilizar a numeração.

Já caso encontre a chave correta, altere a nota e coloque a chave certa no campo destacado na primeira imagem acima. Após salvar tente imprimir o DANFE e se notar que a chave no danfe está incorreta precisará também corrigir o xml da nota.

Para corrigir o xml, no computador onde esta nota foi emitida, selecione ela e clique em AÇÃO, depois em CARREGAR O XML DE UM ARQUIVO. O sistema grava os xml na pasta de instalação, organizados por ANO-MÊS. Por exemplo, no GE-COMERCIO 4U uma NFC-e em novembro/2017 ficará na pasta C:\SORIO\GECOMERCO4U\NFCE\2017-11\TRANSMITIDAS. Caso não encontre nesta pasta um XML cujo nome seja igual a chave de consulta correta da nota, tente verificar a pasta ERROTRANSMISSAO, caso ela exista. Lembrando que deve fazer isso no computador onde o erro ocorreu.

Se a nota em questão for uma NF-e (modelo 55) também é possível consultar ela diretamente no site da receita e baixar o xml atráves dele: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/consultaRecaptcha.aspx?tipoConsulta=completa&tipoConteudo=XbSeqxE8pl8=. Para baixar o xml use o botão BAIXAR XML no rodapé da página, após fazer a consulta.

Somente com a nota corrigida poderá transmitir o evento (cancelamento, carta de correção, etc...) que estava tentando antes.