Passo a passo para solução de problemas com o envio de notas


Este é um passo a passo geral tem por objetivo a resolução de diversos problemas e erros relacionados a emissão de notas fiscais, muitos deles relacionados ao certificado digital. Execute os passos sequencialmente. Após executar um passo tente fazer o envio da nota ou evento novamente, se não funcionar execute o passo seguinte:

  1. Caso seu certificado seja A3 (cartão ou pendrive), desconecte-o, aguarde 3 segundos e conecte novamente. Se for cartão pode só retirar o cartão da leitora.


  2. Acesse as configurações do sistema (menu ferramentas), aba notas fiscais, aba certificado (ver imagem abaixo).

    imagem do sistema

    Entre outras informações, existem 2 campos: "certificado padrão neste computador" e "senha certificado". No primeiro campo você pode selecionar o certificado padrão (usando o botão ao lado) e no segundo colocar a senha/pin do certificado. A questão aqui é que o certificado selecionado neste campo pode estar errado, ou ainda a senha/pin estar errada. Isso pode acontecer especialmente se trocou o certificado, mas não deve descartar esta possibilidade mesmo que ele já esteja em uso há algum tempo.

    Desta forma, nossa recomendação é: se o certificado for A3 (cartão ou pendrive), apague os dois campos, saia do programa, entre novamente e tente transmitir a nota. O programa vai pedir o certificado, informe e confirme. Se tudo deu certo você volta nas configurações e seleciona o certificado e a senha de novo. Já se o certificado é A1 a única coisa que pode fazer é verificar se está abrindo o arquivo correto e se a senha está correta.

    Recomendamos desinstalar certificados antigos que já venceram.

    Nota: se a mensagem de erro no programa for "A PROPRIEDADE OU OBJETO NÃO FOI ENCONTRADO" o certificado que está usando pode não ser um certificado válido para emissão de nota eletrônica.


  3. Parece algo trivial, mas verifique se a data e hora do seu computador estão corretas e se seu certificado está dentro da validade. Muitos problemas ocorrerm porque o usuário esquece que o certificado possui uma validade (1 ano no caso do certificado A1 e 3 anos no caso do certificado A3).


  4. Verifique se o webservice do seu estado não está com problema. Neste link pode consultar o estado atual dos serviços para emissão de NF-e (modelo 55) em cada estado: http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/disponibilidade.aspx?versao=0.00&tipoConteudo=Skeuqr8PQBY=. Já neste os serviços para emissão de NFC-e: http://www.nfce.se.gov.br/portal/painelMonitor.jsp


  5. Faça um backup do programa (por segurança) e reinstale-o (não desinstale, apenas faça uma nova instalação sobre a atual). Com este procedimento as dlls e arquivos necessários serão instalados. Se não resolver, execute o instalar como administrador (clique com o botão direito do mouse sobre ele e em executar como administrador);


  6. Pressione as teclas WINDOWS+R no teclado, digite inetcpl.cpl e clique em OK, ou vá no Internet Explorer, menu FERRAMENTAS, OPÇÕES DE INTERNET, ou ainda entre em OPÇÕES DE INTERNET pelo Painel de Controle do Windows. Clique na aba AVANÇADO e role a lista até o final. Você verá algumas opções chamadas USAR SSL... e USAR TLS..., deixe marcado apenas USAR SSL 2.0 (caso não tenha esta opção marque USAR SSL 3.0) e USAR TLS 1.0, desmarcando as outras.

  7. imagem do sistema

  8. Pressione as teclas WINDOWS+R no teclado, digite inetcpl.cpl e clique em OK, ou vá no Internet Explorer, menu FERRAMENTAS, OPÇÕES DE INTERNET, ou ainda entre em OPÇÕES DE INTERNET pelo Painel de Controle do Windows. Clique na aba AVANÇADO e role a lista até o final. Próximo ao final da lista, desmarque VERIFICAR REVOGAÇÃO DE CERTIFICADOS DO SERVIDOR, clique em APLICAR e depois em OK.


  9. Pressione as teclas WINDOWS+R no teclado, digite inetcpl.cpl e clique em OK, ou vá no Internet Explorer, menu FERRAMENTAS, OPÇÕES DE INTERNET, ou ainda entre em OPÇÕES DE INTERNET pelo Painel de Controle do Windows. Clique na aba AVANÇADO e role a lista até o final. Próximo ao final da lista, desmarque VERIFICAR SE HÁ CERTIFICADOS REVOGADOS DO FORNECEDOR, clique em APLICAR e depois em OK.


  10. Acesse as configurações do sistema (menu ferramentas), aba notas fiscais, aba certificado (ver imagem abaixo).

    imagem do sistema

    Os 3 primeiros campos são a biblioteca de criptografia, biblioteca de conexão e biblioteca de assinatura digital. Eles são usados para interagir com o certificado digital e a combinação de certas opções nestes campos pode resolver seu problema.

    Se o seu certificado for do tipo A1 (arquivo PFX, com validade de 1 ano), selecione nestes 3 campos as opções OPENSSL + OPENSSL + XMLSEC, respectivamente. Depois clique no botão ABRIR ao lado do campo "certificado padrão neste computador", e na opção ABRIR UM ARQUIVO PFX DE CERTIFICADO A1. Feito isso você vai abrir o arquivo de certificado, é recomendável que ele esteja no computador, e o arquivo tem que ficar neste local onde está após abrir. Por fim você coloca o pin do certificado no campo "senha certificado".

    Se o certificado for A3 (cartão ou pendrive), selecione nas 3 bibliotecas as opções WINCRYPT + WINHTTP + LIBXML2, respectivamente. Depois pode selecionar o certificado usando o botão ABRIR mais abaixo e a opção SELECIONAR UM CERTIFICADO DIGITAL INSTALADO.

    Se por acaso seu certificado é A3 e a opção acima não surtiu efeito, pode usar nas bibliotecas a combinação CAPICOM + WINHTTP + MSXML CAPICOM.


  11. Baixe este arquivo: capicom.zip. Depois extraia ele e execute o arquivo INSTALA.BAT como administrador (da mesma forma como fez com o programa acima)