Atualizando as tabelas do IBPT


Os sistemas da linha 4U (GE-COMERCIO 4U, GEPAD 4U, GE-INFO 4U...) e o GIM (imobiliárias) utilizam as tabelas do IBPT como referência para cálculo do valor aproximado dos tributos, que deve ser exibido nas notas fiscais e cupons eletrônicos. Estas tabelas são atualizadas periodicamente pelo IBPT para a inclusão ou exclusão de NCMs ou para ajustes na tributação.

Até a versão 8.197 os sistemas 4U forçavam a atualização da tabela quando ela vencia, mas a partir desta versão você verá um alerta "IBPT" na tela principal indicando a necessidade de atualização. Ao clicar nele o sistema tenta atualizar, porém caso ele não consiga ou caso você prefira atualizar manualmente, abaixo indicamos o procedimento.

Em caso de arquivo corrompido é possível que você comece a verificar mensagens de erro como esta quando gera o xml da nota ou tenta emitir o CF-e: "LIST INDEX OUT OF BOUNDS (X)". Se isso ocorrer também é necessário atualizar a tabela.

Para atualizar manualmente siga os procedimentos abaixo:

  1. O primeiro passo é descobrir a versão atual. Para isso acesse o link https://www.soriodev.com.br/ibpt.php?tipo=1;

  2. Anote o número que aparecerá na página (algo similar a 00.0.A) e prossiga para o próximo passo;

  3. Neste terceiro passo você fará o download da tabela. Isso pode ser feito pelos links abaixo (clique no link referente ao seu estado):

    ACRE
    ALAGOAS
    AMAPÁ
    AMAZONAS
    BAHIA
    CEARÁ
    DISTRITO FEDERAL
    ESPÍRITO SANTO
    GOIÁS
    MARANHÃO
    MATO GROSSO
    MATO GROSSO DO SUL
    MINAS GERAIS
    PARÁ
    PARAÍBA
    PARANÁ
    PERNAMBUCO
    PIAUÍ
    RIO DE JANEIRO
    RIO GRANDE DO NORTE
    RIO GRANDE DO SUL
    RONDÔNIA
    RORAIMA
    SANTA CATARINA
    SÃO PAULO
    SERGIPE
    TOCANTINS

    Caso a tabela abra no navegador em vez de aparecer o download, clique com o botão direito do mouse sobre o link e em "salvar link como".


  4. Após baixar o arquivo você colocará ele na pasta IBPT, que fica dentro da pasta de instalação do seu programa. Caso o programa seja o GEPAD 4U, por exemplo, será a pasta C:\SORIO\GEPAD4U\IBPT, já se for o GIM seria em C:\SORIO\GIM1\IBPT. Se o arquivo já existe dentro da pasta substitua-o pelo que acabou de baixar. Note que se baixar o arquivo várias vezes o navegador pode numerar ele. Por exemplo, em vez de "TabelaIBPTaxSP20.1.B.csv" você teria arquivos com o nome "TabelaIBPTaxSP20.1.B(2).csv", "TabelaIBPTaxSP20.1.B(3).csv", "TabelaIBPTaxSP20.1.B(4).csv"... Se isso ocorrer deve renomear o arquivo e tirar este número entre parênteses (remover o "(2)", "(3)", "(4)"...);

  5. Entre nas configurações do software (menu ferramentas, em configurações) e vá na aba NOTAS FISCAIS (no GIM é na aba NOTA FISCAL SERVIÇO). Se você estiver usando o PDV integrado com SAT CF-e não verá a aba notas fiscais, então vá até a aba SAT CF-e;

  6. Altere o campo VERSÃO DAS TABELAS DO IBPT preenchendo-o com o valor que você anotou no passo 2, acima. Se por acaso você estiver na aba SAT CF-e e não visualizar o campo (software desatualizado), feche o PDV, acesse o retaguarda e entre na aba NOTAS FISCAIS para ter acesso a este campo;

  7. Clique em SALVAR e então já poderá emitir as notas normalmente.