Configurando o certificado digital nos sistemas 4U


Para a emissão de nota eletrônica é necessário o uso de um certificado digital, que pode ser A1 ou A3. O certificado A1 tem validade de 1 ano e é um arquivo, geralmente você o receberá por e-mail quando adquirir o certificado. Já o A3 tem validade de 3 anos e é físico, geralmente um cartão ou pendrive.

Se ainda estiver decidindo pela compra recomendamos o uso do certificado A1. Sua única desvantagem com relação ao A3 é ser ligereiramente mais caro se compararmos o tempo x o preço. Porém ele ganha em todos os demais quesitos, pois dispensa instalação (para nosso sistema), pode ser usado em vários computadores, não requer mídia física e não apresenta os mesmos problemas que o A3. No certificado A3 é comum ele simplesmente deixar de funcionar, pode ocorrer até de você emitir uma nota e 1 minuto depois já não conseguir emitir outra, precisando reconectá-lo ao computador.

Uma vez que tenha o certificado, para configurá-lo em nosso software, vá em FERRAMENTAS, CONFIGURAÇÕES, na aba NOTAS FISCAIS, aba CERTIFICADO. Se você deseja emitir nota no ponto de venda precisará fazer a configuração nele também, mas neste caso tecla A para acessar a aba NOTAS FISCAIS e depois a aba CERTIFICADO.

Caso seu certificado seja A1 deixe selecionadas as bibliotecas OPENSSL, OPENSSL e LIBXML2, conforme indicado abaixo:

imagem do sistema

Ao lado do campo CERTIFICADO PADRÃO clique em ABRIR e na segunda opção do menu, para carregar o certificado de um arquivo.

Já se seu certificado é A3, selecione as bibliotecas WINCRYPT, WINHTTP e LIBXML2, conforme indicado a seguir:

imagem do sistema

Depois clique em abrir ao lado do campo CERTIFICADO PADRÃO, e na primeira opção do menu, para selecionar o certificado instalado.

Por fim, no campo SENHA CERTIFICADO informe o PIN do seu certificado digital.

Observação: o certificado A1 pode ser instalado no computador e configurado no programa seguindo os mesmos passos para certificados A3 indicados acima. Porém, ao fazer isso abre uma possibilidade maior de problemas de instalação, por isso é recomendável que a configuração seja feita usando o arquivo do certificado sempre que possível, como especificado acima.

Observação 2: A configuração do certificado é independente entre o retaguarda e o PDV. A configuração feita no retaguarda permitirá que apenas ele emita nota fiscal. Caso configure o certificado no PDV ele passará a emitir nota eletrônica automaticamente de todas as vendas. Isso pode ser feito acessando as configurações através da tecla A.