Revenda de software

Muitas empresas manifestam interesse em revender nossos sistemas. A revenda de licenças é algo normal em qualquer empresa de desenvolvimento de software e ajuda tanto ao desenvolvedor disseminar seus sistemas como aos revendedores obterem lucro com esta atividade. Nós tratamos nossos revendedores como clientes e concedemos descontos para a compra de mais licenças. As regras para compra de licenças e suporte são as mesmas para clientes e revendas, e estas regras estão disponíveis na página do sistema correspondente, mas no caso de revendas são necessários alguns cuidados adicionais. Neste artigo iremos detalhar todo o nosso relacionamento com aqueles que desejam ser revendedores e quais requisitos deve seguir para que possamos estabelecer uma parceria saudável.

Personalização do Software

Um dos aspectos mais importantes do nosso relacionamento é a possibilidade de personalizar informações dos sistemas com dados da revenda. É possível editar o nome do sistema, da empresa, tela de abertura (splashcreen) e tela "sobre o sistema". Para orientar nesta personalização disponibilizamos este manual: MANUAL DE PERSONALIZAÇÃO

A partir de agosto/2018 nossos sistemas passaram a ser assinados digitalmente. Desta forma, as propriedades do arquivo sempre exibirão uma aba Assinatura Digital com os dados da Soriodev. Para evitar isso disponibilizamos também cópias não assinadas dos programas neste link: DOWNLOAD. Após instalar ou atualizar um sistema baixe os executáveis correspondentes neste link e substitua-os na pasta de instalação. No caso dos sistemas 4U é necessário baixar também o PDV 4U, e para todos os sistemas também o SORIOTOOLS. É necessário realizar este procedimento além da personalização acima para garantir que seu cliente não tenha acesso à informações da nossa empresa. A partir de agora é recomendável não deixar a atualização via SORIOTOOLS liberada para o cliente, pois ao atualizar ele receberá o instalador e programas assinados pela SorioDev.

É importante dizer que não é nosso desejo atuar com indicações. Se o revendedor não personaliza o software seu cliente poderá entrar em contato conosco para obter suporte. Não negamos suporte a nenhum cliente, porém clientes obtidos por revendas tendem a ter mais dificuldades no uso do software do que aqueles que nos alcançam pelo site. Isso obviamente pode tornar-se um problema e gerar insatisfação para ambos os lados. Caso torne-se frequente podemos cancelar seu código de revenda. Além disso, o cliente que entra em contato conosco pode, além do suporte, fazer reclamações sobre a revenda, o que também pode gerar o cancelamento do código. E além destes problemas, o cliente ainda pode acabar adquirindo a licença conosco, e neste caso o revendedor não receberá nenhum valor por este cliente. Com tudo isso em mente perceba que a personalização, embora signifique uma obrigação extra, também é uma grande vantagem para o revendedor.

Obrigações do Revendedor

O revendedor não é obrigado a fazer um cadastro prévio conosco, até porque nas compras receberemos os dados necessários. Porém, deve manter um controle das compras que realiza conosco, principalmente quando adquire licenças limitadas. Quando realizada pelo site é gerado um código de compra que facilita neste controle e até permite a consulta posterior. Ao adquirir uma migração de licença ou uma atualização o revendedor deve sempre identificar a qual compra anterior esta nova refere-se. Esta identificação pode ser feita antes ou após a compra, mas apenas com ela podemos liberar a migração/atualização. Caso use os dados do cliente na compra isso ajuda na identificação, porém a nota fiscal será emitida com estes dados. A partir de 23/08/2018 inserimos na página de compra a possibilidade de usar o código da compra anterior, o que permite capturar os dados e também facilita a identificação.

E falando sobre os dados da compra, é interessante que o revendedor use seus próprios dados, para não precisar repassar a nota fiscal emitida ao cliente, o que faria com que ele tivesse acesso a informações da SorioDev. Mas note também que, nas compras feitas via cartão, o intermediador requer que os dados fornecidos na compra sejam os mesmos do cartão, para evitar reprovação na análise.

Par finalizar, o revendedor deve evitar ao máximo possível que seu cliente estabeleça contato conosco, pois como explicado na sessão anterior, isso pode trazer diversos problemas e até ocasionar o cancelamento da parceria. Perceba que não trabalhamos com a idéia de representante ou parceiro oficial, e se um cliente nos questionar informaremos isso.

Valores

O revendedor pode estipular o valor que deseja cobrar e os serviços que prestará, como treinamento no local, visitas técnicas, suporte telefônico, etc, embora recomendamos que ao menos um treinamento básico sobre uso e backup do sistema seja fornecido ao cliente.

Nós não cobramos taxa de inscrição para o revendedor, como muitas softhouse fazem. Porém, o revendedor deve adquirir a primeira licença conosco com valor integral para começar a ter descontos a partir da segunda. Caso o revendedor compre uma licença para uso próprio ela já é considerada como primeira compra também. A partir da segunda compra você ganha um desconto de 10% a cada R$ 120,00 em compras que fez anteriormente, limitados aos seguintes percentuais por licença:

  • 15% para a INICIANTE;
  • 20% para a AVANÇADA;
  • 30% para a EMPRESA;
  • 40% para a ILIMITADA;
  • 15% para 1 MIGRAÇÃO DE LICENÇA (migração de uma licença para outra);
  • 20% para 2 MIGRAÇÕES DE LICENÇA (migração de uma licença para duas acima);
  • 30% para 3 MIGRAÇÕES DE LICENÇA (migração de uma licença para três acima).

Para compra com este desconto em nosso site a revenda receberá um código de promoção que poderá ser usado no campo 'INSIRA SEU CÓDIGO' no topo do site, e dará acesso a todos os sistemas com desconto. Ou seja, você compra a licença conosco, como nosso cliente, e pode revende-la pelo valor que desejar. Para ter acesso a esse desconto, após uma primeira compra entre em contato solicitando-o.

Nao há desconto para compras de atualização de versão e para compras cujo valor é inferior a R$ 50,00.

Informações Adicionais

Este plano de revenda poderá sofrer revisões no futuro, e através dele costumamos soltar avisos aos revendedores, então é interessante consultá-lo mensalmente.

Caso a revenda fique inativa por um período superior a 2 anos nós desativamos o código promocional, mas ele pode ser reativado quando necessitar. Basta entrar em contato indicando a necessidade de uma nova compra. Esta desativação é feita apenas para controle nosso, com o objetivo de identificar apenas revendas ativas quando necessitamos nos comunicar.

Abaixo disponibilizamos um histórico com informações sobre alterações deste plano. Em 27/07/2018 fizemos uma limpeza neste histórico, então constarão apenas ajustes feitos a partir desta data.

ATUALIZAÇÃO 23/08/2018 - inserida consulta na página de compra que permite capturar os dados usados na compra anterior e também facilita nossa identificação em caso de compra de migração ou atualização.

ATUALIZAÇÃO 27/07/2018 - remodelagem do plano de revenda. As regras são basicamente as mesmas, porém melhoramos a distribuição de informações e incluímos uma nova questão referente a assinatura digital de nossos sistemas. Também demos mais ênfase a personalização do software, para evitar alguns problemas recorrentes com clientes de algumas revendas nos últimos anos.