Resolvendo problemas com o horário de verão


Caso você esteja usando uma versão desatualizada do Windows (exemplo, Windows 7), é possível que ao entrar ou sair do horário de versão você não consiga mais emitir NF-e ou NFC-e nos sistemas 4U, ou CT-e OS no TRA-FRETAMENTO. Isso acontece porque, por estar desatualizado, o sistema não atualiza o horário de verão na data correta. Dentro do XML das notas e dos conhecimentos de frete é necessária a indicação do UTC (Universal Time Coordinated, ou Tempo Universal Coordenado). O UTC é o fuso horário de referência a partir do qual se calculam todas as outras zonas horárias do mundo. Em São Paulo, por exemplo, o UTC normalmente é -03:00, mas quando ocorre o horário de verão os relógios são adiantados em uma hora. Desta forma, -03:00 +01:00 passa para -02:00.

Normalmente nosso sistema identifica isso automaticamente quando o Windows ajusta o horário de verão, mas nas versões desatualizadas o computador não entra no horário de verão no dia correto, então o sistema continua usando a UTC antiga, mesmo com o usuário acertando a hora manualmente. Para resolver este problema você pode configurar nosso sistema para que ele desconsidere a UTC do Windows e utilize a que você definir manualmente. Veremos como fazer isso:

Nos sistemas 4U (GE-COMERCIO 4U, GE-INFO 4U, GEPAD 4U...

TRA-FRETAMENTO

Esta dica vale também para estados onde não há horário de verão, pois o Windows pode estar configurado para entrar neste horário também nestes estados, ocasionando o mesmo problema. Desta forma consegue resolver o problema ajustando manualmente a UTC do seu computador, para que o sistema trabalhe sempre usando ela.

E lembrando novamente: se você está num estado onde há horário de verão é preciso ficar atendo ao fim dele, para corrigir novamente a UTC quando necessário.