Nota Fiscal Eletrônica - Base de Conhecimento


A nota fiscal eletrônica começou a vigorar em setembro/2006, sendo um documento com existência apenas digital, emitida e armazenada eletronicamente, com o objetivo de substituir as notas modelo 1 e 1A emitidas em papel. Alguns anos mais tarde surgiu no estado do Amazonas o projeto da NFC-e, que hoje já está em vigor na maior parte dos estados brasileiros, cujo objetivo é substiuir o cupom fiscal (ECF). Ainda temos em algumas cidades a NFS-e, a nota fiscal de serviço eletrônica, que substitui a nota fiscal de serviço emitida em talão.

Para emissão de uma nota eletrônica é necessário:

 

Até o final de 2016 o Sefaz/SP oferecia um software gratuito para emissão de nota eletrônica, mas a partir de 2017 este software foi descontinuado, o que acarretará na necessidade de migração para outras soluções a curto ou médio prazo.

Todos os nossos sistemas da linha 4U emitem a NF-e (modelo 55) e a NFC-e (modelo 65), e para facilitar sua configuração disponibilizamos um manual completo com tudo o que é necessário e possível configurar no software para a emissão da nota: Manual Nota Eletrônica

Além disso, com a finalidade de criar um banco de informações e soluções de problemas criamos este artigo para divulgar de forma centralizada todas as informações sobre a nota eletrônica, incluindo solução para problemas comuns.

Abaixo organizamos uma lista de tópicos.

Vídeos


Veja abaixo uma lista com vídeos que criamos com alguns tópicos relacionados a emissão de nota eletrônica.

 

Instruções, informações e links úteis


 

Artigos e Informações Úteis


 

Erros Diversos na Emissão de Nota Eletrônica


 

Rejeições da Receita


 

Conforme novas informações surgirem iremos agregando elas a esta lista.