Nota eletrônica 4.00


Inicialmente previsto para começar em agosto/2017, o novo layout 4.00 da nota eletrônica entrou em vigor a todo vapor em 02/08/2018 com a desativação do antigo layout 3.10, e trouxe várias mudanças para as empresas.

Até outubro de 2018 passará a ser obrigatória também a impressão do DANFE da NFC-e com o QR Code em um novo formato, na versão 2.00, que já está disponível nas novas versões.

A partir da versão 8.126 nossos sistemas já possuem suporte a emissão de NF-e e NFC-e no layout 4.00, mas é recomendável possuir ao menos a versão 8.144, pos novos ajustes nas notas técnicas foram implantados até esta versão, incluindo alguns que vão tornar impossível a emissão de nota de devolução nas versões anteriores.

O que é necessário para emitir a nova nota 4.00?


  1. Ter no mínimo a versão 8.126 dos sistemas 4U, ideal a versão 8.144. Caso seu sistema esteja desatualizado e seu código de atualização vencido precisará adquirir um novo;
  2. Caso tenha notas não transmitidas ou com erro de envio, altere-as e mude o campo VERSÃO de 3.10 para 4.00. Além disso, acesse também a aba FORMAS DE PAGAMENTO e adicione ao menos uma forma na lista caso não veja nenhuma;
  3. Acesse as configurações do sistema, aba notas fiscais, aba sistema, altere o campo VERSÃO DA NF-E/NFCE de 3.10 para 4.00;
  4. Ainda nas configurações, aba notas fiscais, aba certificado, altere o campo TIPO DE SEGURANÇA de TODOS para TLS 1.2;
  5. Se você usa certificado A1 é possível utilizar o sistema em Windows XP ou superior configurando o programa para trabalhar com a biblioteca openssl. Neste artigo há um passo a passo explicando sobre configuração de certificado no programa. Já se usa certificado A3 é preciso no mínimo Windows 7, mas é necessário que ele esteja com o Service Pack 1 (SP 1) e completamente atualizado. Atualize-o para receber todos os pacotes de segurança, pois alguns deles afetam a comunicação via TLS 1.2. Na prática são necessários os pacotes KB2992611 e KB3140245, mas recomendamos fazer a atualização completa. Já se você usa Windows 10 e notar o erro 12030 mesmo com as configurações anteriores realizadas, caso seu Windows tenha sido atualizado a partir do Windows 7 é recomendável reinstalar ele do zero, mas não esqueça de fazer backup do programa antes para não perder os dados.

Resolvidas as questões acima pode retransmitir as notas que não conseguiu e/ou emitir novas notas.

O que mudou no novo layout?


O layout 4.00 trouxe várias mudanças, entre elas:

Em especial, tenha atenção as formas de pagamento. Notas emitidas a partir de uma venda são preenchidas de forma automática, mas apenas nas versões mais atualizadas. E caso emita uma nota manualmente deve informar ao menos uma forma de pagamento com o valor total da nota, salvo se a nota for de devolução ou de ajuste. Na versão 8.144 o sistema usa internamente a forma SEM PAGAMENTO de forma automática, para facilitar o preenchimento.

Caso tenha qualquer dúvida nosso atendimento está à disposição.