Integração TEF


É com grande satisfação que hoje, 08/06/2020, liberamos a versão 8.197 com a inclusão de suporte a TEF homologado pela CAPPTA.

A partir de agora é possível o uso de tef em nosso PDV, sem a necessidade de digitação do valor num POS separado. Naturalmente, a integração é opcional, ainda sendo possível registrar vendas no cartão sem integração apenas para controle, se desejar.

Portifólio de adquirentes e bandeiras suportados pela Cappta: https://cappta.force.com/ajuda/s/article/Portfolio-de-bandeiras

Configurando

Primeiramente, quando for feita a instalação do Cappta você precisa informar ao time que está fazendo o processo o tipo de integração que nosso sistema usa, que é API (mais especificamente, API Desktop, Integração Visível). Caso o tipo de integração fique errado o software apresentará mensagens de erro indicando que o GP da Cappta está sendo inicializado toda a vez que tentar uma interação.

Com a instalação do GP da Cappta feita, o processo de configuração em nosso sistema é bastante simples:

01. Faça o download do módulo TEF CAPPTA, é possível baixá-lo na área de download em nosso site ou diretamente neste link: https://www.soriodev.com.br/download/tefcappta.zip

02. O arquivo que baixou é um zip, você deve extraí-lo na pasta de instalação do seu programa. Por padrão os caminhos de instalação de nossos sistemas são estes:

Ou seja, para o GE-COMERCIO 4U você estrairá na pasta C:\SORIO\GECOMERCIO4U\. Os arquivos serão extraídos dentro de uma pasta chamada TEFCappta. Não altere o nome de nenhuma pasta ou arquivo, a instalação deve ter esta estrutura mesmo. No GE-COMERCIO 4U, por exemplo, ficará com a pasta C:\SORIO\GECOMERCIO4U\TEFCAPPTA, e dentro dela terão mais 3 pastas: BIN, CONFIGURA e IMAGENS;

03. Acesso o ponto de venda (PDV), pressione a tecla A para acesso às configurações, e entre na aba PDV, conforme imagem abaixo;

04. No campo INTEGRAÇÃO TEF vai selecionar a opção 1 - CAPPTA, e depois clicar no botão CONFIGURA ao lado;

05. Ao fazer isso verá a tela de configuração do TEF, onde deverá informar o cnpj da sua empresa, o cnpj da adquirente com a qual contratou o TEF, e o número do PDV, conforme imagem abaixo:

O número do PDV é informado pelo time de instalação da Cappta, porém você pode descobrir também clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do programa deles ao lado do relógio, e na opção sobre;

06. Ainda nesta configuração, também deverá clicar em CONFIGURA CUPOM para configurar a impressão do comprovante na sua impressora de cupom. Terminadas as configurações, basta ir salvando para voltar a tela do PDV;

07. Caso você venda parcelado no cartão de crédito existe ainda mais um procedimento, que deve ser feito no programa retaguarda (onde cadastra os produtos). Acesse-o, entre no menu CADASTROS, em CONTROLE DE CARTÕES;

08. Para cada parcelamento (2x, 3x, 4x, etc...), adiciona uma nova opção no cadastro. As informações importantes para a integração são as que estão no final do cadastro, na seção INTEGRAÇÃO TEF, conforme mostra a imagem a seguir:

No campo TIPO PARCELAMENTO deve indicar se o parcelamento é feito pela administradora (você recebe uma só parcela) ou pela loja (você arca com as parcelas). Já no camppo Nš PARCELAS o número de parcelas desta opção. É importante dizer que o cadastro é opcional, porém caso não selecione nenhuma opção quando fechar a venda o sistema fará o fechamento considerando que é à vista. Também é importante dizer que para pagamento no débito estes campos não são usados, por isso não é obrigatório selecionar uma opção de cartão neste caso, mas você pode selecionar para seu controle (por exemplo, para indicar em qual conta vai cair, taxa de desconto, prazo em que vai receber, etc...).

Realizando Vendas

Feitas as configurações anteriores o sistema já estará apto a finalizar vendas integradas com o TEF. Ao finalizar uma venda no crédito, no débito, ou em ambas as opções, o sistema mostrará uma tela indicando o andamento do processo e exibindo informações com instruções para o operador, como por exemplo para o cliente colocar a senha. No final, o sistema imprimirá o comprovante do processo e perguntará se foi impresso (NÃO É POSSÍVEL PULAR ESTA MENSAGEM!). Caso você indique que não foi impresso o sistema cancela o pagamento no cartão, voltando a tela de fechamento com as formas de pagamento.

Como o sistema admite que uma mesma venda seja paga no crédito e no débito ao mesmo tempo (dois cartões), caso cancele no segundo cartão a forma de pagamento que já foi aprovada fica presa, de forma que não poderá mais alterar o valor dela. Se for necessário pode voltar na tela do pdv e teclar "\" para ter acesso ao menu TEF. Nele você pode cancelar a transação vinculada a comanda (primeira opção), e ainda tem funções extras, como cancelar ou reimprimir uma transação, além de recarga de celular (se suportado pelo seu serviço).

Cancelando ou Reimprimindo uma Transação

Conforme indicado antes, o PDV agora conta com um menu TEF, acessível pela tecla "\", ou clicando em CONSULTAR FUNÇÕES e depois em INTEGRAÇÃO TEF. A primeira opção do menu permite cancelar as transações vinculadas à comanda aberta na tela, e só poderá ser usada se houverem transações abertas e vinculadas à comanda. Isso pode ocorrer em caso de erro no fechamento da venda ou caso tenha tentado pagar com 2 cartões e teve problemas no segundo.

Caso necessite cancelar outra transação, vinculada a outra venda feita anteriormente, pode usar a opção CANCELA TRANSAÇÃO. Será solicitado a senha do tef e o número de controle, você pode obter ele dentro davenda no sistema, conforme imagem abaixo:

Existem 2 campos, um para a transação feita no crédito e outro para o débito. Caso deseje reimprimir os comprovantes de uma transação também é preciso usar este número de controle, porém caso o deixe em branco o sistema reimprime a última transação feita.