Recentemente fizemos algumas mudanças em nossos sistemas da linha 4U com relação ao cálculo do valor de venda dos produtos com base em um percentual de lucro e notamos que muitos usuários sentem dúvidas nos valores obtidos. Isso ocorre porque existe toda uma cultura errada no cálculo de lucro que é praticada pela grande maioria das empresas. Com este artigo espero conseguir elucidar suas dúvidas com relação a este cálculo.
Quando você compra um produto por R$ 8,00 e quer vende-lo com 20% de lucro, qual será o valor de venda? É um conceito muito comum nas empresas calcular o lucro de seus produtos somando um percentual de lucro que deseja ao valor de custo. Ou seja, o lucro é R$ 8,00 + 20% = R$ 9,60, correto? Mas será que está certo mesmo? Vamos ver:
Valor de Custo | R$ 8,00 |
Valor de Lucro | R$ 1,60 |
Valor de Venda | R$ 9,60 |
O lucro de R$ 1,60 foi obtido da subtração do valor de venda do exemplo acima de R$ 9,60 pelo custo de R$ 8,00. E qual é o lucro da minha venda? Será que é mesmo 20%?
Minha venda é de R$ 9,60, ou seja, o valor total que eu recebi é de R$ 9,60. Desta forma, o custo de R$ 8,00 representa 83,33% da minha venda. E como cheguei a isso?
(R$ 8,00 / R$ 9,60) x 100 = 83,33%
Talvez já tenha percebido onde quero chegar. Se o meu custo representa 83,33% da minha venda, meu lucro deve ser o resto (100%-83,33% = 16,67%). Calculando isso:
(R$ 1,60 / R$ 9,60) x 100 = 16,67%
Ou seja, meu lucro é 16,67% e não 20%.
(+) Valor de Custo | R$ 8,00 = 83,33% |
(+) Valor de Lucro | R$ 1,60 = 16,67% |
(=) Valor de Venda | R$ 9,60 = 100% |
Mas então, se eu quero 20% de lucro no produto, qual deve ser o valor da venda? Para chegar a este valor use a função abaixo:
(VALOR CUSTO x 100) / (100 - MARGEM LUCRO)
Pegando o exemplo que vimos anteriormente, ficaria assim:
(8,00 x 100) / (100 - 20) = 800 / 80 = R$ 10,00
Vamos conferir se realmente é isso:
(+) Valor de Custo | R$ 8,00 = 80% |
(+) Valor de Lucro | R$ 2,00 = 20% |
(=) Valor de Venda | R$ 10,00 = 100% |
Resumindo, a margem de lucro sobre a minha venda baseia-se no quanto o valor de lucro representa do total da venda. Ou seja, minha margem de lucro não baseia-se no meu custo, mas sim na minha venda. O custo é si também é uma parte desta venda.
Não é possível dizer que o método que boa parte das empresas usam atualmente (provavelmente a maioria) esteja realmente errado, entretanto é correto dizer que o valor obtido deste método não é o lucro do produto, mas sim apenas um percentual aplicado sobre o custo. Ou seja,
Como nossos sistemas denomina este percentual como sendo o LUCRO resolvemos implantar a metodologia correta de cálculo como sendo o padrão do sistema. Entretanto, se você prefere o modo antigo, que não é propriamente errado mas que não serve realmente para calcular o lucro, pode configurar o sistema para usa-lo da seguinte forma:
Quem já usava o sistema antes da alteração continua usando o método antigo. Somente as novas instalações vem com o método novo por padrão, mas você pode alterar o método para o novo padrão também seguindo a dica acima.