Backup e restauração do sistema

É necessário entender que o computador é uma máquina e, como tal, pode falhar. Vírus, falhas ou queima no hd, descargas elétricas ou mesmo um usuário mal intencionado danificando o sistema ou o computador são apenas algumas das inúmeras situações que podem ocorrer. Para se resguardar destes e de outros problemas é necessário que faça backup periodicamente (recomendamos pelo menos 1 vez ao dia).

Fazer um backup do sistema significa fazer uma cópia de segurança para que, caso tenha qualquer problema no próprio sistema ou no computador, possa restaura-lo com o mínimo de perda de informações. Ele é importante não só para prevenir a perda de informações como também para garantir que possa recuperar rapidamente o programa e voltar a utiliza-lo, sem atrapalhar o fluxo de trabalho da empresa.

O backup é importante, aliás, não só para nosso sistema, mas sim para todos os arquivos importantes que tem em seu computador. Especificamente sobre nosso sistema é possível fazer backup das duas formas que descreveremos abaixo. O backup deve ser feito apenas no servidor, caso use o programa em rede, e o programa deve estar fechado em todos os computadores:

BACKUP MANUAL: pode faze-lo simplesmente copiando a pasta C:\SORIO para outro local. Esta é a pasta do programa e contém tudo o que é necessário para ele funcionar, caso tenha problemas.

Caso faça o backup pelo SORIOTOOLS seria muito interessante testá-lo após concluir o backup. Para isso pode abrir o arquivo com um programa que suporte o formato zip (Winzip, Winrar, 7Zip, etc...) e extrair ele em alguma pasta para testar. Já tivemos casos onde o usuário só fazia um backup e, por um problema na base ou no próprio arquivo gerado, este backup ficava inutilizado e ocasionava a perda dos dados, motivo pelo qual aliás aconselhamos mais abaixo a manter um histórico de backups.

BACKUP VIA SORIOTOOLS: O SORIOTOOLS é um programa instalado junto com o sistema e, dentre várias utilidades, pode ser usado para fazer o backup. Abra-o, clique no botão BACKUP e de um nome ao arquivo. Fazendo isso o arquivo salvo será o backup do sistema.

Também deve observar alguns detalhes ao fazer o backup:

1. Nunca deixe o backup salvo no computador. Caso tenha um problema no próprio computador o backup pode ser perdido também. Por praticidade recomendamos gravar o backup em um pendrive;

2. Mesmo que grave o backup em um dispositivo fora do computador, evite deixar este dispositivo próximo ao computador. Infelizmente, desatres acontecem e é interessante manter o arquivo de backup longe o suficiente para se precaver deles. Caso grave o backup em um pendrive pode leva-lo para casa com você, já que ele é bem pequeno e cabe no bolso;

3. Até mesmo o backup pode falhar, seja por uma falha no equipamento onde está gravado ou mesmo porque o programa já apresentava uma falha grave no banco de dados quando o backup foi feito. Para minimizar os problemas caso isso ocorra procure manter um histórico de backups, seria interessante manter uma cópia dos últimos 10 backups que fez, assim se um deles falhar pode tentar se restaurar pelo outro. Procure identificar estas cópias de forma clara. Por exemplo, pode dar o nome do arquivo com a data do dia (backup_08_out_2013 ou ainda backup_2013_10_08 (para ordenar por nome e data ao mesmo tempo), ou ainda backup0001, backup0002...) ou ainda, caso copie a pasta SORIO, crie uma pasta com este formato de nome e coloque a pasta SORIO dentro dela.

Tenha em mente que você só vai realmente notar o quão importante era um backup quando perder uma informação importante que não poderá mais ser recuperada, mas aí já será tarde demais.

Quanto a restauração do backup, o processo dela é o mais simples. Se fez o backup manual copie a pasta SORIO do pendrive para o C:\ de novo. Se fez via SORIOTOOLS abra-o, clique em RESTAURAR e abra o arquivo de backup. Quando terminar terá restaurado os dados. Caso deseje fazer isso como um teste tenha cuidado, pois ao restaurar o backup qualquer informação inserida ou alterada no programa após o dia e hora em que o backup foi feito será perdida quando restaura-lo.