Acesso ao sistema remotamente pela internet

Nossos sistemas utilizam banco de dados Firebird para armazenar seus dados e, por isso, podem ser usados em rede. Entretanto, existem várias situações onde você pode desejar acessar o seu programa remotamente, como por exemplo, para cadastrar produtos em casa ou registrar pedidos na rua.

Para estabelecer uma conexão remota de forma que seja possível utilizar o programa a distância existem duas possibilidades:

1. Área de Trabalho Remota do Windows: este recurso é o que recomendamos para este tipo de acesso. Todas as versões do Windows na qual o sistema roda possuem este recurso, que dispensa instalação de qualquer software adicional no computador. Você pode acessar nosso sistema à distância sem instalá-lo e sem atrapahar o trabalho de quem está usando o computador remoto. Para configurar este recurso no Windows consulte este manual que elaboramos: ÁREA DE TRABALHO REMOTA. Seria interessante o auxílio de um técnico no local caso sinta dificuldade na configuração.

2. Um segundo método de acesso seria instalando o programa como terminal no computador remoto e fazendo a conexão via IP. Entretanto existem 2 problemas que podem atrapalhar a conexão. O primeiro é a própria velocidade da conexão, não em termos de largura de banda mas sim em tempo de resposta. O tempo de resposta de uma rede local geralmente é inferior a 1ms, enquanto pela internet pode passar facilmente de 50ms e o Firebird, banco de dados que utilizamos, não trabalha bem nestas situações. O segundo problema é quanto ao número IP. Além do fato de que sua conexão com a internet pode ter um IP dinâmico, que muda a cada conexão, um modem conectado a um roteador que espalha a conexão pela rede já pode tornar a configuração bastante complexa ou, em alguns casos, até impossível. Felizmente para este problema você pode utilizar um software que emule uma rede privada (VPN), como o HAMACHI. Uma vez que consiga configurar uma rede privada pode fazer a instalação do nosso sistema como se estivesse instalando um terminal de rede, neste link existem mais instruções sobre isso: MANUAL DE INSTALAÇÃO.

Em nenhuma situação a conexão remota oferecerá uma experiência tão boa quanto a do uso do sistema localmente, mas a Área de Trabalho Remota é a que chega mais perto disso, por isso recomendamos ela para seu acesso.